terça-feira, novembro 01, 2005


Correio Braziliense online


O “Correio Braziliense” foi o primeiro jornal publicado no Brasil (1808). O seu primeiro director foi Hipólito José da Costa. Porém, a sua versão online não seguiu o seu exemplo tendo aparecido muito depois de outros jornais brasileiros terem criado os seus sites.

O "Correio Brazilense online" (http://www.correiobraziliense.com.br/) está associado ao portal “Correioweb”. Este projecto foi lançado em Setembro de 1997 com o objectivo de fornecer conteúdos noticiosos em tempo real através da Internet. Durante os oito anos da sua existência, a página viu o seu lay out alterado e a quantidade de notícias ampliadas.

Este projecto que é o “Correioweb” está, neste momento, sob a coordenação de Diana Pimentel e a direcção de Álvaro Teixeira da Costa. Sandra Santos é, por sua vez, a responsável pela versão digital do “Correio Braziliense”.

O “Correioweb” é o portal de Brasília que reúne serviços noticiosos, guias locais, guias de concursos e de entretenimento. É um jornal diário com actualizações constantes e permite a leitura integral do maior e mais prestigiado jornal da capital brasileira.

Para além do “Correio Brazilinese” estão também associados a este projecto a rádio 105 FM, a rádio Planalto AM, a Tv Brasília, a Tv Goiânia e a FAC.

O projecto gráfico do “Correioweb” é leve, com muita cor e fotografias. Contudo, a página do “Correio Braziliense” é um pouco monótona devido ao recurso escasso às fotografias e à cor.

Em termos gráficos, a página não tem semelhança com o jornal impresso. A redacção do “CorreioWeb” é independente. Os seus jornalistas produzem matérias somente para a Internet. Contudo, em certos casos específicos, contam com a colaboração de repórteres do jornal impresso para a produção de algumas reportagens. Em termos de editorais e colunistas apresentam os mesmos que os do jornal impresso. A grande excepção é o tema do dia, neste caso há sempre uma reportagem acerca de algo que esteja a acontecer no momento e que considerem importante destacar.

Ainda em termos gráficos, as matérias são apresentadas segundo uma técnica de blocos sem grande flexibilidade. Apresenta também uma grande falha ao nível do uso de recursos multimédia.

A nível de publicidade são muito escassos os anúncios postos na página. E os existentes são os mesmos do jornal impresso.

Para ter um acesso integral às notícias é necessário ser assinante do “Correio Braziliense”. O que agora é mais fácil, basta enviar um e-mail para assinante@correioweb.com.br. Os assinantes são detentores de uma vasta rede de benefícios como o acesso ao clube vip, a suspensão temporária para o caso de querer ir de férias, um e-mail alternativo, descontos especiais nos classificados, consulta ao CEDOC, provedor de acesso gratuito e ilimitado.

O Clube Vip é de acesso exclusivo aos assinantes do “Correio Braziliense” e promove a distribuição de convites para cinema, teatro e espectáculos dos mais variados géneros. Promove, ainda descontos em convénios e eventos culturais.

O CEDOC é um centro de documentação subordinada à directoria da redacção que apoia a área editorial, possui um arquivo a fim de preservar a memória institucional e possibilita, ainda, a interacção com a comunidade. O CEDOC é estruturado segundo um arquivo central, um núcleo de fotografia e um núcleo de texto.

O site do “Correio Braziliense” tem uma média mensal de trinta milhões de visitas contabilizadas nas várias editorias. A redacção deste site conta com a colaboração de vinte pessoas entre jornalistas, parte comercial, webdesigners, editores, colunistas e fotógrafos.

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